sexta-feira, 20 de março de 2009

Mamãe Ursa

À Vanda Rolon, amiga eterna e prima querida. Foi ela quem primeiro levou-me a uma passeio. Depois, mudou-se para longe do Rio e a única imagem que ainda guardo é a da foto, no Jardim Botânico. Você não é só Mamãe Ursa. Também é uma linda Vitória-Régia.

Tropeças nas nuvens
pousadas no chão,
gélidas como os
corações dos homens.
Pisas o caminhar
do percurso seguro.
É preciso levar os filhotes
para onde a vida
transcorra em
acolhimento de berço.

Mamãe Ursa conhece os
riscos do céu no chão,
Onde o horizonte branco
esconde desconhecidos perigos
e pares que ameaçam seus filhotes.

A trilha sem o macho
aumenta seu desassossego.
No entanto, ainda segue
suas orientações no caminhar.
Ecoa a voz de papai urso
que mandou o Céu pra Terra
e ficou por lá.

A brancura dos nimbos
camufla a família de ursinhos.
Decorre um tempo de décadas
em que Mamãe Ursa
nos levava sem medos
ao Jardim Botânico,
onde existia um velho
pescador de almas,
e sem que soubéssemos,
juntou o meu destino
ao de uma fada.

2 comentários:

  1. 'felicidade vinheram bater na porta vacilei nao quis abrir pensei que fosse a saudade que andava me perseguindo bateram de novo com força mas depois nao ensistiu desceu as escadas correndo e para sempre partiu partiu deixando na porta esse palavras fatais eu sou a felicidade e nao voltarei jamais' Tio que seu coraçao esteje sempre aberto para felicidade e que voce seja feliz da sua sobrinha que te ama muito

    ResponderExcluir
  2. Tio essa poesia que fala sobre mae eu axei a mas linda um Beijo

    ResponderExcluir